RESPOSTA PARA A QUESTÃO Q6, publicada dia 12/07/10

Primeiramente temos que entender o que pede a questão.

A questão fala sobre procedimentos de inventário, e pede que seja assinalada a alternativa que contenha um procedimento que não precisa ser executado, ou visto pelo auditor, uma vez que este procedimento não irá alterar o resultado do inventário

Vamos analisar cada uma das alternativas

a) No caso de inventário onde não se pode evitar a movimentação de estoques no mesmo período, há a necessidade real de separar as Notas fiscais e proceder o levantamento conforme descrito na alternativa, para garantir a apuração real dos estoques. Se este procedimento não for realizado corremos o risco de ter estoques super ou sub avaliados.

b) O inventário é de responsabilidade da empresa e deve ser realizado pelos seus funcionários, obedecendo normas,  regras e procedimentos pré definidos e aprovados pelos auditores. O papel do auditor é de verificação do cumprimento dos procedimentos acordados, e comprovação da fidedignidade da contagem através de testes de contagem aleatórios e por amostragem, conforme descrito nesta alternativa.

c) Na data do inventário, a preocupação do auditor deve ser em relação a execução do mesmo, atentando para o perfeito atendimento aos procedimentos, por parte dos funcionários, e principalmente em relação aos resultados de contagem, através dos testes. A questão da valorização dos estoques acontece após o inventário realizado, portanto esta alternativa está fora do contexto da questão, sendo então a resposta correta.

d) Realmente no inventário é muito comum que a atenção se volte apenas para produtos acabados, matéria prima, insumos e outros produtos em estado normal, e pouca atenção se dá às sucatas e sobras de produtos, porém estes, dependendo do tipo de indústria, poderá ser relevante e em alguns casos ser o motivo de grandes diferenças de contagem, por este motivo deve ser item de preocupação para a auditoria.

A resposta correta então é a letra “C”

Você pode me encontrar também em outras redes sociais:

Youtube: https://www.youtube.com/mjcrabbit

Fan Page: https://www.facebook.com/profmariojorge.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/profmariojorge

Sobre Prof. Mário Jorge

Professor universitário e de Pós Graduação em disciplinas de contabilidade. Consultor empresarial na área de controladoria. Instrutor da SOMA Cursos e Consultoria Ltda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *