MELHORA O ÍNDICE DE APROVAÇÃO NO EXAME DE SUFICIÊNCIA

Novamente Santa Catarina fica acima da média nacional

Como aconteceu na primeira edição do Exame de Suficiência da área contábil, os percentuais de aprovação de Santa Catarina, tanto na categoria “contador” como na de “técnico em Contabilidade”, foram superiores à media nacional, nas provas aplicadas no mês de setembro.

De acordo com relatório divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, o Estado registrou – na segunda edição do Exame – um índice de aprovação de 65.41% entre os formandos em Ciências Contábeis (contra uma média nacional de 58.23%) e de 44.93% entre os formandos em cursos técnicos (média nacional de 37,84%).

A aprovação no Exame de Suficiência é um requisito obrigatório para a obtenção do registro no Conselho Regional de Contabilidade, que garante o direito ao exercício da atividade contábil.

Na avaliação do vice-presidente de Registro do CRCSC, Adilson Pagani, o bom desempenho deve-se muito à dedicação do corpo docente dos cursos de Ciências Contábeis, que – após os índices insatisfatórios verificados na primeira edição – não mediram esforços na preparação dos acadêmicos. “Os próprios estudantes se conscientizaram da importância do Exame para o seu futuro profissional, dedicando um tempor maior ao estudo”, observou.

Em todo o país, mais de 20 mil candidatos participaram das provas: 18.696 na categoria “contador” e 3.829, na de “técnico em contabilidade”.

Na primeira edição, os percentuais de aprovação foram de 30,83% (categoria “contador”) e de 24,93% (“técnico em contabilidade”) no país e de 36,6% e 36,3%, respectivamente, em Santa Catarina.

Normatização

O Exame de Suficiência foi instituído pela Lei nº 12.249/2010, que alterou o artigo 12 do Decreto-Lei nº 9.295/46. De acordo com a nova redação, esse artigo estabelece que os profissionais contábeis somente poderão exercer a profissão mediante os seguintes requisitos: conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Márcia Quartiero / Assessoria de Comunicação CRCSC

Sobre Prof. Mário Jorge

Professor universitário e de Pós Graduação em disciplinas de contabilidade. Consultor empresarial na área de controladoria. Instrutor da SOMA Cursos e Consultoria Ltda.

8 Comentários

  1. tatiana souza

    Oi professor!
    Professor em primeiro lugar quero agradecer a Deus pela sua vida,que Deus continui lhe abençoando!!!
    Querido professor gostaria mais uma vez a sua ajuda,estou meio perdida em relação a estudar para o exame do crc; pode me ajudar?
    Como o que preciso estudar?
    o material?
    Professor tem um livro da IOB, o que o senhor me diz?

    Responder
    1. Mário Jorge

      Tatiana, bom dia

      Obrigado você e a todos que seguem o blog

      Primeiramente você deve ler o Edital (publicado ontem pelo CFC) que tem em detalhes o conteúdo programático do que cai no exame. Com base no conteúdo, estude pelos livros e anotações que você fez durante o período da faculdade (se você é recém formada). Acompanhe sites e blogs que oferecem as respostas das questões do último exame, meu blog é apenas um deles.
      Quanto ao livro, eu não li ainda mas já recebi depoimentos favoráveis.
      Ao separar os materiais para estudo cuide apenas com a questão da atualização. A contabilidade está num processo de mudança significativa, que se iniciaram em 2007 com a Lei 11638, então procure utilizar materiais que contenham essas mudanças. Acompanhe essas mudanças através do site http://www.cpc.org.br

      No mais, é só estudar e bastante

      Quando tiver dúvidas, pode escrever pra mim, que estarei ajudando na medida do possível

      abçs

      Prof. Mário Jorge

      Responder
  2. Camila

    Bom dia, estou com muita dúvida referente ao exame do CRC/SC, eu falo técnico em contabilidade e não sei bem o que estudar me formo agora em Julho/2013, sera que você pode me dar uma ajudinha referente a prova ?

    Agradeço desde já a sua atenção.

    Responder
    1. Mário Jorge

      Camila, bom dia

      O conteúdo da prova é apresentado sempre no Edital, que ainda não saiu referente a próxima prova, mas você pode ter uma ideia através do Edital anterior, veja neste link: http://www.cfc.org.br/uparq/Edital_Final.pdf

      qualquer dúvida, estou a disposição

      abçs
      Prof. Mário Jorge

      Responder
  3. Re

    Professor,
    Fui aprovada no primeiro exame de suficiencia de 2013, e quero agradecer pela sua preciosa ajuda. Sem ela não teria conseguido…
    Obrigado!!!

    Responder
    1. Mário Jorge

      Renata, boa noite

      Parabéns e sucesso na profissão

      Conte comigo sempre que precisar

      abçs
      Prof. Mário JOrge

      Responder
  4. ANTONIO DEIVYSON OLIVEIRA SAMPAIO

    professor,
    Irei prestar o Exame de suficiência pela 1ª vez, e gostaria se possível q vc me ajudasse com relação do cai mais nas provas Ex: Custos, ética, português, análise de balanço…etc
    Desde de já meu muito abrigado….

    Responder
    1. Mário Jorge

      Antonio, boa tarde

      Eu tenho uma planilha com a estatística das questões, enviei para o seu email.

      abçs
      Prof. Mário Jorge

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *