• Sharebar
Olá Pessoal,

O dia do exame está chegando, e tenho recebido, através do blog, várias solicitações sobre dicas e formas de estudo, especialmente de pessoas que estão com pouco tempo para se dedicar aos estudos, e querem então ser mais objetivos.

Primeiramente devo dizer-lhes que não tenho experiência nesse tipo de orientação, mas a aproximadamente 16 anos leciono contabilidade na faculdade, então acredito que conheço um pouco da forma como os alunos estudam, e posso arriscar algumas dicas, porém insisto, não tenho fórmulas ou receitas milagrosas etc.

Acredito que passar no Exame do CFC deve ser um grande objetivo a todos vocês que pretendem prestar o exame, então como todo grande objetivo, para ser alcançado precisa de sacrifício e renúncias, podemos então começar por ai.

Tudo o que eu disser a partir de agora está baseado na minha experiência como professor universitário apenas.

1 – Leia o Edital atentamente, e principalmente o detalhamento do conteúdo que será cobrado no exame.

2 – Procure separar os temas em blocos, para planejar melhor o tempo, por exemplo: Custos; Teoria; Demonstrações; Matemática Financeira etc.

3 – É obvio que deve-se estudar todos os temas constantes do edital, porém se o tempo for escasso, acredito que avaliar a incidência das questões dos últimos exames pode ajudar a traçar prioridades em relação ao que estudar primeiro. Elaborei uma planilha abaixo com a estatística dos dois últimos exames, a saber:

OBS.: Veja que a maioria das questões envolvem basicamente: Contabilidade Comercial, Industrial e Teoria. Se tiver pouco tempo para estudar dê mais prioridade a estas áreas.

4 – Depois de eleger as prioridades em relação aos temas, é hora de separar o material de estudo, e recomendo que utilize:

a – Material utilizado na faculdade ou técnico, não esquecendo que a contabilidade sofreu consideráveis alterações conceituais a partir de 2010;

b – Livros (atualizados) contendo exercícios;

c – Consulta a sites oficiais: Exemplo: www.cpc.org.br; www.cfc.org.br, no que diz respeito aos Pronunciamentos e Normas Contábeis.

d – Utilize exercícios, e resolução das questões dos últimos exames, isso é primordial para conhecer a forma como os assuntos são cobrados.

5 – Agora que separou todo o material, calcule quantos dias faltam para o dia do exame, inclua sábados, feriados e domingos, exclua a sexta e o sábado que antecedem ao exame; e calcule a quantidade de horas total, considerando apenas 4 horas de estudo por dia, mais que isso é improdutivo, sua mente se cansa e o conhecimento não é retido.

6 – De acordo com a prioridade de temas e com a quantidade de horas totais, divida a quantidade de acordo com a prioridade e com o conhecimento que você entende que já tem. Dessa maneira você terá um plano de estudo.

7 – Com o plano de estudo na mão, planeje os detalhes: local, horário e material. Acredito que estudar de madrugada não é produtivo, você fica sonolento e a mente se atrapalha.

8 – Estude em local silencioso, de preferência uma biblioteca, ou um canto isolado da casa, sem interferência de pessoas, meios de comunicação etc.

9 – Alimente-se bem antes da jornada de estudo diário, e tenha tudo à mão, evitando saídas e interrupções desnecessárias.

10 – Acredito que a prática é a melhor forma de reter conhecimento, portanto, mesmo que esteja estudando Teoria da Contabilidade, procure utilizar exercícios para complementar os estudos. Quando estiver separando o material lembre de procurar livros e/ou sites que tenham exercícios corrigidos. Resolver as questões das provas anteriores é muito importante para se familiarizar com o conteúdo e principalmente com a abordagem feita por quem prepara as provas.

Bom pessoal, estudar é muito pessoal, o que serve para um pode não servir para o outro. tentei aqui ajudar principalmente aqueles que me solicitaram alguma orientação, cabe a você agora estabelecer o seu ritmo, de acordo com os seus objetivos.

O mais importante, e isso eu tenho certeza que é verdade:

Não existe resultado positivo, em nada na vida, se não for com esforço, dedicação e renúncias, mesmo que seja por um tempo limitado.

Desejo, sinceramente, bons estudos a todos, e

Contem comigo

abçs

Prof. Mário Jorge