Sobre Prof. Mário Jorge

Professor universitário e de Pós Graduação em disciplinas de contabilidade. Consultor empresarial na área de controladoria. Instrutor da SOMA Cursos e Consultoria Ltda.

14 Comentários

  1. Ednon

    boa noite professor, assisti alguns videos de resposta da ultima prova do cfc, muito boa sua explicação, pena que não postou todas as respostas….quado vamos ter o prazer de ver a solução das outras questões…..estou preocupado com a prova de março/2012, o que faço?

    abraço

    Responder
    1. Mário Jorge

      Ednon, boa noite

      Nos próximos dias estarei publicando mais algumas respostas, lembrando que por enquanto estou publicando apenas respostas das questões de Contabilidade comercial, Industrial, Análise de balanços e Teoria da contabilidade que são as áreas que tenho mais experiência, infelizmente não publicarei a resolução das demais questões. Sugiro que faça leituras dos outros temas a
      enquanto não publico o restante das questões

      Espero ter ajudado,

      Abçs
      Prof. Mário Jorge

      Responder
  2. MARIA EDNA

    Professor, gostei muito do comentário da questão, gostaria de ver mais comentários e resoluções das questões do exame de suficiência.

    Responder
    1. Mário Jorge

      Maria Edna, boa noite

      Aguarde, nos próximos dias estarei publicando mais questões

      Bons estudos,

      abçs

      Mário Jorge

      Responder
  3. adriana

    Boa tarde prof. Mario Jorge;
    Obrigada por está resolvendo as questões da prova de suficiência,
    por estar nós ajudando a aprender como resolver as questões.
    Que Deus te dê em dobro todo de bom pos isso.
    abçs.

    Responder
    1. Mário Jorge

      Adriana, boa noite

      Obrigado você pelo reconhecimento,

      abçs e bons estudos

      Prof. Mário Jorge

      Responder
  4. LUCILENA DIAN

    Olá professor, parabéns pelo seu brilhante trabalho.
    Fiquei com uma dúvida com relação a questão 8 do 1º exame de 2011, eu aprendi que independente do periodo do mês em que se adquire um bem, deve iniciar a sua depreciação sempre no mês seguinte, porém, se eu tivesse seguido está minha regrinha eu teria errado a questão. Minha pergunta é eu posso iniciar a depreciação de um bem no mesmo mês em que ele é adquirido? Desde já agradeço sua atenção. Abç.

    Responder
    1. Mário Jorge

      Lucilena, bom dia

      Na verdade, a regra é contabilizar a depreciação a partir da data em que o bem entra em operação, ou data de aquisição quando as duas forem extremamente próximos ou não houver a informação da data que entrou em operação. Ocorre que para facilitar o cálculo em algumas situações, adota-se uma convenção (utilizada em outras áreas, como folha de pagamento): Se o bem for adquirido antes do dia 15 calcula-se a depreciação a partir do mês de aquisição, e se o bem for adquirido após o dia 15 calcula-se a depreciação a partir do mês seguinte.

      OBS.: Lembrando sempre que se o obem foi adquirido, mas não entrou em operação imediatamente, a data de início da depreciação é a data em que efetivamente entrou em operação, podendo aplicar a regra mencionada anteriormente

      De acordo com o texto da NBC TG 27 – Ativo Imobilizado

      “55. A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração”

      Espero ter ajudado,

      abçs

      Prof. Mário Jorge

      Responder
  5. Iracema

    Prezado Prof. Mário Jorge,
    Nós que pretendemos fazer o próximo exame de suficiênia do cfc, estamos muito contentes em assistir os seus vídeos. Obrigada e que Deus continue o iluminando, dando-lhe muita saude, para ajudar o próximo. A sua recompensa virá dos céus.

    Responder
    1. Mário Jorge

      Iracema, bom dia

      muito obrigado pelas palavras de carinho, você são meu combustível

      Bons estudos
      abçs
      Prof Mário Jorge

      Responder
  6. ELISANDRA

    ola Mario Jorge,

    Muito obrigada por estar solucionando as questões e publicando para nós, estou acompanhando diariamente e estudando para ter um bom resultado no exame mas não esta nada facil.
    Continuo no aguardo da resolução das questões.

    Obrigada

    Responder
    1. Mário Jorge

      Elisandra, bom dia

      Nos próximos dias estarei publicando mais

      abçs

      Prof Mário Jorge

      Responder
  7. Fábio

    Professor, em primeiro lugar quero te parabenizar por esta ajuda que tem dado a nós, estudantes. Gostaria de saber se é válido resolver questões dessas provas do cfc para estudo de concurso público. vou tentar um do Instituo cetro para contador. Você teria outra dica?

    Responder
    1. Mário Jorge

      Fábio, boa tarde

      Não tenho acompanhado as questões de concursos, mas entendo que é válido sim, pois através dessas questões você está estudando as teorias, e isso ajuda com certeza

      Como dica posso indicar um site que conheci outro dia. Eles são focados em concursos: http://www.euvoupassar.com.br

      bons estudos

      abçs

      Prof Mário Jorge

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>