Sobre Prof. Mário Jorge

Professor universitário e de Pós Graduação em disciplinas de contabilidade. Consultor empresarial na área de controladoria. Instrutor da SOMA Cursos e Consultoria Ltda.

8 Comentários

  1. thiago

    ESSA PERGUNTA FOI REALMENTE MEIO CAPCIOSA, PORQUE NO ENUNCIADO ELE POEM O CUSTEIO POR ABSORÇÃO QUE ENVOLVE A SOMA DE TODOS OS CUSTO E FOI NISSO QUE ME ENROLEI…… muito obrigado pela resposta

    Responder
  2. fernanda carioca

    ola professo gostaria de saber o calculo para esta questão detalhada, nao to sabendo calcular.

    Responder
    1. Mário Jorge

      Fernanda, bom dia

      Me diga por favor quais os valores que você não consegue calcular.

      abçs
      Prof. Mário Jorge

      Responder
  3. Bárbara

    Boa tarde, prof. Mário! Estou realmente com dúvidas nesta questão, relativamente pelo fato dela ter enunciado que a empresa adota o custeio de absorção e até onde aprendi, neste custeio, deve-se entrar todos os custose despesas, tanto fixos como variáveis. Porém, como sr. explicou, ela solicita ao fim a margem de contribuição total, que até onde estudei, só pode ser calculada quando a empresa opta pelo custeio variável (onde só entram os custos e despesas variáveis). Penso então, que esta questão deveria ter sido anulada, já que a resposta CERTA para tal seria: nenhuma das opções, pois empresa adotou o custeio por absorção. Me corrija, se não entendi ou estou errada, por favor.
    OBS: gosto muito de suas postagens sobre as correções das provas do CRC, já que até professores que conheço tem indisponibilidade para fazer o mesmo. Agradecida! Abraços, Bárbara.

    Responder
    1. Mário Jorge

      Bárbara, boa noite

      O Método de custeio para apuração de resultado (Absorção ou Variável) a ser usado realmente não tem relação direta com o cálculo da Margem de Contribuição.

      A margem de contribuição é um cálculo independente, ou seja, não depende do método de custeio, sendo assim posso apurar o resultado pelo método de custeio por absorção ou variável, mas a Margem de Contribuição continuará sendo calculada considerando Receita menos Custos e Despesas Variáveis.

      Espero ter ajudado,

      abçs
      Prof. Mário Jorge

      Responder
  4. Eduardo Ferreira de Souza

    Show de bola, Essas questões cairam no exame de suficiencia para bacharel e para tecnico, como algumas outras que já vi..
    Obrigadão ae professor.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>