Contabilidade de Custos, é um tema dentro da contabilidade, que tem muita importância e merece bastantes atenção, primeiro porque trata de apuração de resultado, lucro, margem etc e segundo porque é um tema complexo que, se mal interpretado, se mal compreendido, pode levar a erros de mensuração e avaliação. Por esses e outros motivos resolvi escrever este artigo e gravar esta videoaula, como um início de conversa sobre este assunto.
Espero que este artigo e esta videoaula sobre Contabilidade de Custos te ajude pois em breve estaremos publicando mais.
Olá meus alunos e alunas, futuros contadores e também os contadores de plantão, várias pessoas me pediram para que eu fizesse um vídeo falando um pouco sobre contabilidade de custos, é um assunto bastante amplo e extremamente importante, haja vista a atual conjuntura de total globalização, onde nós temos empresas concorrendo com produtos não só internos mas também com produtos importados, por isso é importante que você entenda os custos do seu produto, seja para avaliar resultado, seja para formação de preço de venda. Custos, atualmente, é uma área da contabilidade extremamente valorizada. E o que é contabilidade de custos? Na verdade é uma área dentro da nossa contabilidade, uma parte importante, é a parte que registra todos os gastos de produção, todos os gastos que nós temos para produzir bens e serviços. Não é assim tão simples, há muitos critérios técnicos que devem ser considerados, variáveis diversas, e também, além de princípios contábeis, normas contábeis, também posso fazer uma contabilidade gerencial de custos. Podemos ver que contabilidade de custos é um tema bastante abrangente.
Conceituando Contabilidade de custos, de forma simples e básica: A contabilidade de custos é a área da contabilidade onde vão ser registrados todos os gastos e custos para produção de um produto ou para a prestação de um serviço
A contabilidade de custos têm 3 funções básicas:
- Apurar a lucratividade da operação, do produto ou da linha de produção, além da rentabilidade do patrimônio ou do investimento, ou seja, apurar o resultado, seja por produtos, seja por linha ou por operação, enfim eu tendo os custos, tendo a receita correspondente, eu consigo apurar se aquele produto ou aquela linha de produção está dando resultado ou não. Posso, também, medir a rentabilidade do nosso patrimônio, ou do nosso investimento total, e pela contabilidade de custos teremos as condições plenas de saber se o dinheiro investido na empresa está dando resultado pelos produtos que ela está produzindo e vendendo, pelo serviço que ela está prestando,
- Auxiliar o controle das diversas operações e dos próprios custos, utilizando, por exemplo, Custos Padrões e Orçamentos. Depois de apurar os resultados sobre os produtos precisamos ver se os custos estão acima ou a baixo do que deveriam ser, se estão dentro daquilo que foi orçado para o ano. Nesse controle eu consigo identificar aonde estão os gargalos de produção, onde estão as maiores saídas de custos, aonde que eu posso melhorar a produtividade, por exemplo.
- Auxiliar na tomada de decisões em relação ao planejamento e a condução da gestão, em questões tais como: Produzir ou Comprar; Investir ou desinvestir, Preço de venda dos produtos, etc. Então, o conjunto de informações da contabilidade de custos vai proporcionar que tenha uma variação de resultados, seja com produto, com linha de produção, do patrimônio ou do investimento, vai também me ajudar a comparar esses custos, mas principalmente vai me ajudar na tomada de decisões sobre o planejamento da empresa, o que produzir, quanto produzir, se ao invés de produzir vai comprar, como calcular o preço de venda, e tantas outras coisas…
A contabilidade de custos vai nos ajudar ao gerenciamento do nosso negócio. Vamos dizer então que em algumas situações ou empresas a área de custos está dentro da controladoria, que já dá um entendimento de controle, análise. Então, a contabilidade de custos vai nos fornecer muitas informações para a tomada decisão, em relação a produto, mercado, preço de venda. Um item extremamente importante nesse assunto pois a contabilidade de custos vai dar a informação para que o setor possa calcular corretamente o preço de venda e fazer também as análises de margem de contribuição e de ponto de equilíbrio. A contabilidade de custos reúne todas as informações relativas a produção dos nossos produtos e prestação dos nossos serviços.
Como Estruturar a Contabilidade de Custos:
- Tenha através da Contabilidade Financeira, todos os gastos inerentes à operação. Tendo como um dos principais pontos: Ter a informação na mão, podendo tira-las da contabilidade financeira e sendo elas os gastos inerentes à operação. Tudo o que eu gastei.
- Separe os Custos (produção) das Despesas (administração);
- Tenha os apontamentos de produção (quantidades). Você não consegue fazer uma contabilidade de custos bem apurada se você não tem bons apontamentos de produção, sendo eles as informações que vem lá de baixo, do chão de fábrica, que é a quantidade produzida, horas trabalhadas, máquinas utilizadas, horas máquinas, horas homem, uma série de informações relativas e próprias da produção. Você consegue fazer uma contabilidade de custos com informações limitadas, mas quanto mais informações detalhadas você tiver, melhor será a sua avaliação e seu apontamento. É de extrema importância ao longo do tempo ir melhorando a quantidade e a qualidade dos apontamentos de produção, quanto mais detalhes mais fácil será gerenciar de maneira melhor.
- Aproprie os Custos Diretos às quantidades produzidas. Os custos diretos serão apropriados diretamente aos produtos, desde que eu tenha obviamente estes apontamentos de formar correta.
- Defina os critérios de rateio para os Custos Indiretos. A partir daí eu vou fazer também para os custos indiretos a apropriação, mas tem que ser feita através de um rateio, aí entra uma outra situação que você deve definir também, o critério de rateio, ele é muito próprio de cada empresa, eu posso ratear por horas máquinas, por horas homens, por quantidade produzida… Neste caso vai depender de cada tipo de negócio, de produto, de linha de produção e também do entendimento do pessoal de gestão. Uma vez definidos os critérios de rateio você consegue apropriar os custos indiretos para os produtos que foram produzidos.
A partir daí você já tem toda a parte de custos contabilizada, gerenciável, você já consegue ter valor por produto, por linha de produção, por atividade, dependendo de como você vai fazer essa contabilidade de custos.
A área de custos vai tratar detalhadamente sobre a produção de bens e também sobre a prestação de serviços, para sabermos se estamos ganhando ou perdendo com esses produtos, o que podemos fazer para melhorar. Essa área é bastante ampla e cheia de técnicas, a ideia do post foi só dar uma pincelada geral.
Eu vou fazer ainda outros vídeos sobre Custos, pois existem muitas duvidas sobre esse assunto.
Veja também os seguintes Posts sobre Custos
Margem de Contribuição – Conceito e Prática
Ponto de Equilíbrio e Margem de Segurança
Estoques – Métodos de Valoração
Como entender de Custos para fazer o Exame do CFC ? (parte I)
Um forte abraço, a gente se vê nos próximos posts.
Você pode me encontrar também em outras redes sociais:
Youtube: https://www.youtube.com/mjcrabbit
Fan Page: https://www.facebook.com/profmariojorge.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/profmariojorge